Como comprar peixe para assar

Imagem ilustrativa de um peixe para assar
A postagem de maior sucesso em nosso blog é o peixe assado no forno. Muitas pessoas já comentaram e compartilharam essa delícia. Alguns até não gostaram, mas a maioria aprovaram. Nós, por exemplo, fazemos testes com essa receita duas vezes e ambas ocasiões foi um sucesso. Devido a relevância do assunto proporcionado pelos próprios leitores, preparamos algumas dicas para saber como comprar peixe, principalmente peixe para assar.

Não é tão simples ir a um supermercado comprar qualquer peixe. Não é assim. Primeiro é necessário escolher com qualidade, e dependendo do que irá fazer, a espécie escolhida também é importante. Os mares nos oferecem vários exemplares de peixes e escolher o certo faz toda a diferença.


Como comprar peixe

Vale a velha regra máxima: escolha os frescos. Para encontrar com qualidade, preste atenção nos seguintes detalhes:
  • Os olhos do peixe precisam estar brilhantes e claros. Caso os olhos estejam com aspecto fosco, tome cuidado.
  • Escamas e pele também precisam ter brilho.
  • Pressione a carne na altura da barriga. Se voltar como estava antes na região pressionada com dedo, está fresco. Mas se demorar para voltar, então ignore.
  • As guelras precisar ter tons avermelhados.
Uma dica: muitos locais já descascam e limpam. Nesse processo, observe na carne se há um ressecamento ou descoloração. Se tiver ambas as características, é um forte indício de que o peixe foi "recongelado".

Se o produto atende a esses quesitos, então pode levar. Ideal para todos os tipos de pratos, principalmente assado, o resultado é satisfatório.

Peixe para assar


Imagem de vários peixeis prontos para venda. Ideal para saber como comprar peixe de qualidade
Para assar não há uma espécie específica que fica mais gostoso. Porém, ao contrário quando cozinhar ou fritar, tanto peixes inteiros, como postas ou filés ficam divinos. Abaixo vamos ensinar como fazer o preparo peixe de forma correta, o que resulta no peixe assado consideravelmente.

  • É importante colocar o peixe em forno pré-aquecido com temperatura aproximada de 175º por aproximadamente 10 minutos ou o tempo suficiente para que o forno esteja bem quentinho. Colocar o peixe ainda com forno temperatura ambiente não resulta na qualidade final.
  • Já comeu aqueles peixes assados ressacados? Para evitar isso, pincele de tempos em tempos com margarina, manteiga ou molhos caseiros, de sua preferência.
  • Não tem coisa mais chata que ao tentar remover o peixe na fôrma, simplesmente gruda. É bem simples resolver isso. Basta colocar rodelas de cebolas e batatas bem distribuídas na fôrma. Coloque o peixe em cima.
Dica especial: em casos de bacalhau, nunca deve ser congelado. Compre a quantidade ideal para assar, e de preferência, compre no mesmo dia que assar. Claro que precisa tirar o sal.

Aproveite para comprar e assar peixe com qualidade e saboroso. Seguindo essas dicas, você será um "especialista" no churrasco.

- Consulte também postagem especial sobre Bacalhau à Portuguesa.

Assine nossa news


Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook. Postagem especial para quem procura saber como comprar peixe para assar.
Imprimir Receitas Culinárias

Comentários

  1. Nossa, essas dicas são muito legais. Vou seguir na hora que eu comprar peixe no mercado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente nossos conteúdos destinados exclusivamente para você. Opine, faça uma crítica e também dê sugestões.