Receita de sequilhos amido de milho - como fazer sequilhos

Imagem do sequilho pronto para consumo após preparo da receita
Desde criança eu sempre gostei dos sequilhos, isso por que ao colocar na boca derrete, é uma ótima medida para um café da tarde. Comer de manhã com café também combina maravilhosamente bem. Confira abaixo como fazer sequilhos de amido de milho de alta qualidade, fácil preparo.

Ingredientes da receita de sequilhos


  • 250 gramas de manteiga - preferencialmente a manteiga mesmo, não a margarina
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 3 gemas batidas
  • 500 gramas de amido de milho
  • 100 gramas de coco ralado

Como fazer sequilhos - modo de preparo


Em uma travessa, misture a margarina, o açúcar e as gemas previamente batidas. Adicione, ao poucos, o amido de milho e sempre misturando bem. Adicione o coco. Inicialmente vai parecer uma farofa e depois dará liga conforme for misturando. A massa estará pronta quando a mesma não estivar mais grudando nas mãos.

Faça bolinhas ou na forma que desejar.



Coloque em uma forma forrada com papel manteiga.

Leva o forno médio a temperatura de 180 graus. Retire do forno quando a parte de baixo dos sequilhos estiver dourada e branca por cima.

Desinforme a frio, caso contrário, vai desmanchar muito.

Informações: Tempo de preparo em 40 minutos | Tempo para assar em 20 minutos | Rendimento 50 porções pequenas

Gostou? Espero que sim, é muito bom. Aproveite também para fazer o delicioso bolo de leite Ninho gelado, uma outra opção interessante para um café da tarde genial com a família.

Como surgiu o sequilho


Surgiu em Portugal e se popularizou no Brasil pelos primeiros colonizadores do século 17. A história curiosa disso é que em determinado momento acabaram todos os mantimentos que os colonizadores estavam acostumados vindos de Portugal. Então eles aprenderam com os índios a substituir o trigo por derivados da mandioca, como o polvilho, dando origem a sequilhos de textura leve e que derrete na boca. Podemos assim dizer que o sequilho que nós conhecemos aqui no Brasil não é mesmo português, foi modificado pela a nossa cultura.

Também é conhecido como bolacha de goma, mas esse nome é mais popular na Europa. Sequilho significa, de acordo com o dicionário,  bolinho ou rosquinha de massa seca de farinha, porém, conforme já vimos, aqui no Brasil a farinha de trigo foi substituída pelo amido de milho para ficar leve. Certamente há receitas de sequilhos com farinha de trigo também, a mais original de Portugal.

A receita de sequilho que disponibilizamos nesta postagem é uma das mais tradicionais da nossa culinária e uma das mais presentes nas padarias de todo o país. Também existem sequilhos de leite condensado, polvilho doce, entre outras versões.

Vale ressaltar que esse tipo de culinária ajuda a diversas famílias a aumentarem a renda familiar, vendendo-os em colégios, nas lojas, padarias - grandes ou pequenas, por encomendas, entre outros.

Assine nossa news

Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

Comentários