Receita bolo de milho sem fermento nem trigo

Foto do bolo de milho sem fermento e sem farinha de trigo - Paulo Augusto Sebin
Foto: Paulo Augusto Sebin

O título não está errado e muito menos estou louco. Aprendi com a minha sogra a fazer um bolo de milho sem fermento e sem farinha de trigo. No começo duvidei e questionei: mas como dar a liga na massa? Sem crescer por causa da ausência do fermento daria um bom resultado?

As respostas para essas e outras perguntas estão logo abaixo com a receita completa dessa delícia. Eu fiz, fotografei e o resultado foi muito mais do que satisfatório.

Receita feita por

Ingrediente para receita bolo de milho



  • Uma dúzia de milho ralado, bem ralado
  • 3 ovos inteiros
  • 2 xícaras de açúcar ou quantia a gosto
  • Meio copo americano de óleo de soja

Modo de preparo: sim, é sem fermento e sem trigo



  1. Em uma tigela, utilize um ralador com furos e rale todo o milho. Antes de jogar a espiga já devidamente ralada, raspe-a com uma colher para aproveitar o máximo do conteúdo.
  2. Na mesma tigela, basta misturar os demais ingredientes, mexendo bem.
  3. Coloque a massa em uma forma untada.
  4. Pré-aqueça o forno em 180º por aproximadamente 10 minutos.
  5. Coloque o bolo para assar. No meu forno necessitou aproximadamente 1h e 30 min. Esse tempo pode variar muito. A dica é espetar com um garfo ou palito de dente para conferir se está bem sequinho.

Receita publicada em
Tempo para preparo da massa: , aproximadamente porque demora um pouco para ralar as espigas de milho
Tempo para assar:
Tempo total da receita:
Rendimento: 12 porções

Depois que fizer essa receita de bolo de milho sem fermento nem trigo, vai ter a certeza de que realmente é bom. Fica cremoso, porém denso, puro milho, adequado para o café da manhã bem reforçado para começar bem o dia.

Bom apetite.



Assine nossa news

Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook.
Imprimir Receitas Culinárias

Comentários