- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A maioria dos brasileiros apreciam o crepe suíço. Presente em todas as cidades brasileiras, praticamente faz parte de nossa culinária. Há diversas receitas da massa por aí, mas poucas dão aquele resultado comercial que conhecemos.
Na cidade de Londrina, por exemplo, o crepe é um dos sucessos na Exposição Agropecuária de Londrina (Expo Londrina). Em shoppings sempre há uma loja ou quiosque que prepara essa delícia. Existe o crepe salgado e doce. A primeira opção é a mais consumida.
Aprenda logo abaixo como fazer massa de crepe suíço
Ingredientes necessários
- 500ml de leite (preferencialmente de saquinho, por que há menos sódio e aditivos conservantes)
- 3 ovos inteiros
- 2 xícaras de amido de milho
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 3 colheres de sobremesa de açúcar
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 2 colheres de chá de sal
Modo de preparo da receita de massa crepe suíço
- Primeiramente coloque o leite, ovos, açúcar e sal
- Ligue o liquidificador
- Acrescente aos poucos amido de milho e a farinha de trigo
- Bata mais um pouco no liquidificador
- Por último, acrescente o fermento em pó e bata até a massa ficar homogênea conforme ilustrado no vídeo abaixo
Vídeo ensina como fazer receita de crepe suíço
Acompanhe o preparado da massa e a forma correta de montar o crepe e assar na chapa apropriada.
No vídeo você acompanha todo o processo de montagem do crepe após a massa estar pronta. É um processo delicado, mas se bem feito o resultado fica satisfatório.
Unte as chapas previamente aquecidas com manteiga. Coloque uma fina camada de massa sobre as cavidade e após recheie os crepes a gosto.
Coloque os palitos e cubra os recheios com a massa. Em seguida feche a máquina e aguarde por aproximadamente três minutos. Ressaltando que o tempo pode variar de acordo com a potência ou marca/modelo da máquina.
Origem do crepe
De acordo com alguns registros históricos, os crepes são consumidos há cerca de 9.000 anos das formas mais variadas. A primeira receita foi registrada em 1930, na França, no livro de receitas Manger de Paris (Comida Parisiense).Começou a ser usada em zonas rurais e ao longo do tempo chegou a culinária sofisticada. Atualmente, são servidos de todas as formas: salgados ou doces; simples ou recheados; abertos, enrolados ou empilhados; como sobremesa ou entrada.
O curioso é que o crepe mantém a origem da Idade Média, que são os recheios simples e de preparação rápida.
Informações sobre a história do crepe contidas no site da Creperie.
Paulo Augusto Sebin é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook.

Comentários
Ficou muito bom, fiz ontem. Agora sim posso dizer que sei como fazer massa crepe suíço. Já tinha tentado outras duas receitas, mas não deram certo. Vou recomendar para as minhas amigas do trabalho e quem me segue no Face. Acho que elas vão gostar. Parabéns por compartilhar viu.
ResponderExcluirAlguém indica uma marca e modelo de máquina elétrica (daquelas domésticas, só para consumo do lar mesmo) ? Tou pensando em comprar uma, mas não sei quais as melhores marcas. Só quero para fazer uns para minha casa, não será para venda e nem para grande consumo.
ResponderExcluirSinceramente, se for para uso doméstico qualquer marca sem segredo. Se for uso comercial, bem aí entra para outros méritos de larga pesquisa para produção qualitativa em grande escala para atender a demanda.
Excluirmuito bom ficou otimo paranbens
ResponderExcluirQue bom que gostou Silvânia. Eu fiz várias vezes e em todas ficaram ótimas.
ExcluirFazia bom tempo que estava procurando por uma receita de crepe suíço por aí. Eu fiz ontem essa receita e confirmo que ficou muito boa. Consegui acertar nas medidas. Os demais tipos que já peguei por aí não ficaram com resultado tão bom quanto neste blog. Me salvou e recomendo que façam também.
ResponderExcluirQue bom Gilberta que gostou. De fato não é fácil encontrar esse tipo de receita por aí. Se tiver alguma observação a fazer, fique à vontade.
ExcluirNossa, que genial gente. Juro que faz uns 8 meses que procuro uma receita de massa assim mas todas deram errado ou não ficaram boas. Mas dessa vez sim, acertei no ponto. Até imprimi essa receita para usar sempre. Espalhei para as minhas amigas e compartilhei no Facebook.
ResponderExcluirA massa ficou bem saborosa, sabe, dá para sentir que ficou no ponto exato. Como o leite não me faz tão bhem, eu diminui um pouco a quantidade, tipo, ao invés de eu usar 500ml, resolvi usar 400ml, e ainda assim ficou ótima. Parabéns pela receita e pela iniciativa de compartilhar com a gente.