- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Há centenas ou até mesmo milhares de alimentos que utilizam um aditivo chamado de Glutamato Monossódico. Certamente você já deve ter lido nas instruções de determinadas embalagens a presença desse ingrediente. Muita gente não sabe ao certo o que é Glutamato Monossódico e qual sua função nos alimentos, principalmente dos produtos industrializados.
Essa substância causa polêmica por que é boa de um lado mas pode ser bem ruim do outro. Nesse artigo vamos tentar colocar os dois lados dessa moeda.
1. O que é Glutamato Monossódico?
Primeiro vamos entender o que significa e como é sua estrutura. Muita gente pensa que trata-se de uma substância totalmente artificial, mas não é isso. O glutamato, também conhecido na biologia como Umami, em sua forma livre, está presente nas gorduras animais e vegetais, então é comum na natureza. É considerado um tipo de sal, mas a diferença é que conta com menos sódio do que o sal tradicional. Os tomates são ricos em glutamato e por isso causa um sabor diferenciado nas receitas.De acordo com informações divulgadas pela Aji-no-Moto, marca registrada que usa o sal glutamato, essa substância está presente em carnes, aves, frutos do mar e também em alguns vegetais.
2. O lado bom da substância
O seu principal benefício é realçar o sabor, deixar o sabor dos alimentos mais ricos. Aquele amendoim japonês, macarrão instantâneo, salgadinhos, entre outros, contam com um sabor acentuado. Realmente é difícil imaginar determinados produtos sem esse aditivo. Em quantia moderada também pode auxiliar em algumas funções neurológicas.3. Uma substância questionável por muitos
De acordo com algumas informações e estudos, o consumo excessivo pode causar problemas sérios, principalmente neurológicos pois o glutamato tem relação com transmissões nervosas dos neurônios.
De acordo com o site A Nova Ordem Mundial, a presença dessa substância nos alimentos pode causar diversos distúrbios no organismo humano, como Mal de Alzheimer. Também pode se tornar uma verdadeira toxina para os ruins e outros órgãos. Também criticam a indústria, pois usam de forma discriminada para melhorar o sabor e assim vender mais produtos industrializados.
Uma coisa é certa. De vez em quando, comer uma alimento industrializado com a presença do glutamato monossódico não deve fazer tão mal, mas o problema é que se você tiver o costume de consumir esse tipo de alimento com muita frequência, certamente que problemas sérios de saúde podem aparecer.
Paulo Augusto Sebin é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook.

Comentários
Postar um comentário
Comente nossos conteúdos destinados exclusivamente para você. Opine, faça uma crítica e também dê sugestões.