Receita de bife à parmegiana - Contra-Filé

Imagem ampliada da receita bife à parmegiana com contra-filé
Foto: TV Sol Comunidade

O Brasil consome muita carne, e cai entre nós, temos muita criatividade na hora de preparar bons pratos. Um dos mais populares, é o bife à parmegiana. Há diversas maneiras de preparar, assim como há dezenas e dezenas de temperos e ingredientes a adotar. Confira essa bela receita de bife à parmegiana, que pode ser feita na sua casa e muitos restaurantes também ofertam nos cardápios.

Ingredientes para fazer bife à parmegiana


  • 1 kg de contra-filé
  • 200 gramas de presunto
  • 300 gramas de mussarela
  • 1 cebola ralada
  • 2 alhos picados
  • Uma pitada de noz moscada
  • sal a gosto
  • farinha de rosca
  • 5 à 8 tomates sem pele e sem sementes, bem picados (detalhe: também fica bom com pele e tudo. Para quem deseja praticidade, pode usar uma lata de molho de tomate, mas convenhamos: quanto mais natural, melhor, por isso, prefiro tomates puros)
  • 1 gema de ovo para empanar os bifes


Modo de preparo do bife à parmegiana

Tempere o bife com a cebola, alhos, noz moscada e sal. Passe na gema de ovo e em seguida na farinha de rosca para fritar. Após a fritura, leve-os para uma assadeira. Cubra os bifes com o presunto e mussarela. Em seguida, coloque o molho por último (atenção: se optar pelo molho natural, deve prepara-lo primeiro. Basta colocar os tomates bem picados para cozinhar bastante com um pouco de água e sal, até ficar consistente). Leve ao forno para derreter a mussarela, pode variar entre 5 à 12 minutos, dependendo do forno. Após, se preferir, pode decorar com manjerona ou orégano.

Pronto, esse prato certamente ficará uma delícia para os almoços ou jantares do final de semana, principalmente. Bom apatite! Confira também nossas receitas com carne. Destaque para o escondidinho de carne seca.

Informação: Consumo de carne no Brasil


O Brasil é um dos maiores exportadores de carne de mundo. Também é um dos maiores consumidores. De acordo com informações do Ministério da Agricultura, em 2015, foram produzidas 8,36 mil toneladas de carne bovina, contra 8,35 mil toneladas em relação ao ano anterior, registro ligeiro aumento de 1,7%. Só perde para o frango, com 8,90 mil toneladas.

Na lista, ainda estão carnes suína, com 3,00 e por último, o peixe com 2,28 mil toneladas.




Assine nossa news

Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook.
Imprimir Receitas Culinárias

Comentários