3 gargarejos para garganta inflamada e dolorida

Ilustração de gargarejo para garganta inflamada
Foto: Saúde Umcomo

Eu sou Paulo Augusto Sebin, jornalista e editor desse blog. Hoje tenho 32 anos e até os meus 20 anos sofri muito com inflamações e infecções graves na garganta. Por um milagre, maior resistência ou alguma ação natural do meu organismo, o sofrimento diminuiu. Mas de vez em quando olha a minha garganta querendo aprontar.

Eu aprendi com o clínico geral Arthur Frazão três ótimas receitas de gargarejos para garganta que funcionam, pois eu mesmo usei para aliviar meu sofrimento.

Atenção: os gargarejos ajudam a prevenir doenças na garganta. Sintomas persistentes e infecções graves com quadros de febre, um médico deve ser consultado.

Gargarejo com água oxigenada


O que mais senti resultado. Quando a garganta e amídalas estão inchadas e vermelhas, com dores, o efeito é quase imediato. A dor desaparece em poucas horas e no dia seguinte, se não for uma doença grave, apenas uma inflamação, a melhora é significativa. A água oxigena é usada para desinfecção inclusive de ferimentos.

  • Adicionar 2 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes em 1 copo de água e mexer para a solução ficar bem diluída. A seguir, dar um gole, fazer um gargarejo durante o máximo de tempo possível, cuspir e repetir mais 2 vezes.

Gargarejo com vinagre


O que mais utilizei no período de maior sofrimento. O vinagre também combate alguns tipos de bactérias.

  • Adicionar 4 colheres de sopa de vinagre e 4 colheres de sopa de água em 1 xícara e fazer um gargarejo durante o máximo de tempo que se conseguir, cuspir a solução.

Gargarejo com bicarbonato de sódio




O bicarbonato também elimina microrganismos, mas seu melhor efeito é anestésico. Causa uma sensação de alívio.

  • Adicionar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1 xícara de água morna e mexer bem até o bicarbonato estar completamente dissolvido. Dar um gole, fazer um gargarejo no máximo de tempo e cuspir, repetindo 2 vezes seguidas.

  • Esses são os principais gargarejos para garganta inflamada que usei e senti resultados. Afinal, usar remédios como anti-inflamatórios e antibióticos com muita frequência não é um bom negócio para a nossa saúde.

    Leia também todas as nossas postagens sobre Bem Estar.
    Conheça alguns alimentos adequados para saúde da boca.


    Para profissionais da saúde, convido a conhecer a agência de marketing digital para dentistas e médicos.

    Assine nossa news
    Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

    é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook.
    Imprimir Receitas Culinárias

    Comentários