Os benefícios da Erva Mate no corpo humano



Imagem de um chimarrão quentinho. Quais são os benefícios da erva mate afinal?

A Erva Mate é uma das ervas mais consumidas na América do Sul, em especial na Argentina, Uruguai e no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Não é difícil de imaginar o motivo. Claro que é devido ao consumo do famoso Chimarrão, como é conhecido no sul de nosso país. Claro que essa erva é usada em outros tipos de produtos, em chás comuns por exemplo, principalmente gelado em climas mais quentes.

Mas será a erva mate é benéfica para a nossa saúde? Segundo alguns estudos essa erva tem seus benefícios, mas também alguns fatores que devem ser observados.


Atenção: as informações contidas nesse artigo foram extraídas de uma pesquisa publicada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Antes de consumir o erva mate, consulte sempre um médico.

Os benefícios da Erva Mate no organismo humano

Essa erva possui centenas de propriedades. A grande maioria não tem grande relevância, mas algumas se destacam. Ela é rica em vitamina C, D e do complexo tipo B. É rica em diversos tipos de sais minerais, como potássio, cálcio e o ferro.

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Santa Catarina, a erva mate é um alimento quase completo, contendo a grande maioria de substâncias essenciais para a manutenção do corpo humano. Essa pesquisa fez análises de sangue em mais de 200 pessoas voluntárias que consumiram a erva em diversas formas em um determinado período de tempo. O resultado mais interessante foi na diminuição muito alta no colesterol. Para pacientes que já consumiam medicamentos para o controle do colesterol, a erva mate conseguiu aumentar o efeito.

Outro resultado bem animador foi a redução na taxa de açúcar dos voluntários. De acordo com a pesquisa, pode auxiliar na diminuição da diabete. Não cura, mas contribui para a redução do açúcar. A erva também auxilia no transporte de substâncias pelo aparelho digestivo, melhorando a absorção de substâncias dos alimentos. Por isso, o consumo uma hora antes ou uma hora depois da alimentação passa a ser interessante.

Alguns malefícios da Erva Mate

Por se tratar de uma erva pode causar problemas de saúde em alguns casos. O consumo não é recomendado para pessoas que sofrem de doenças sérias dos rins e do coração. Também conta com cafeína, um estimulante natural que para pessoas que sofrem de insônia é um potencializador do problema.


O uso excessivo não é recomendado. Em grandes quantidades no organismo pode prejudicar o organismo humano.

Por isso, não faz mal algum consumir ao menos duas vezes por semana, com moderação. Seja no chimarrão ou alguma outra forma de consumo, certamente é uma delícia, principalmente em roda de amigos e familiares.

Caso tenha gostado dos benefícios e malefícios da Erva Mate para a saúde, compartilhe essa postagem nas redes sociais, pois talvez seus amigos vão gostar de ler esse conteúdo.




Aproveite e comente no final desse artigo. Dê a sua opinião sobre os benefícios da erva mate. Se encontrar outros artigos relacionados, indique para outros leitores de nosso blog.



Assine nossa news

Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook.
Imprimir Receitas Culinárias

Comentários

  1. Sou da região Sul do país-cidade de Cachoeirinha que fica na região metropolitana de Porto Alegre. Eu adoro tomar um "chima" com amigos e parentes. Só devemos tomar cuidado em não consumir a bebida que já é bem calórica com outras guloseimas como biscoito, rapapadura etc.para não ganhar uns kilinhos a mais...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente nossos conteúdos destinados exclusivamente para você. Opine, faça uma crítica e também dê sugestões.