Entenda o que é Glutamato Monossódico



Foto da embalagem do Aji-no-Moto, o representante da substância Glutamato Monossódico.
Há centenas ou até mesmo milhares de alimentos que utilizam um aditivo chamado de Glutamato Monossódico. Certamente você já deve ter lido nas instruções de determinadas embalagens a presença desse ingrediente. Muita gente não sabe ao certo o que é Glutamato Monossódico e qual sua função nos alimentos, principalmente dos produtos industrializados.

Essa substância causa polêmica por que é boa de um lado mas pode ser bem ruim do outro. Nesse artigo vamos tentar colocar os dois lados dessa moeda.


1. O que é Glutamato Monossódico?

Primeiro vamos entender o que significa e como é sua estrutura. Muita gente pensa que trata-se de uma substância totalmente artificial, mas não é isso. O glutamato, também conhecido na biologia como Umami, em sua forma livre, está presente nas gorduras animais e vegetais, então é comum na natureza. É considerado um tipo de sal, mas a diferença é que conta com menos sódio do que o sal tradicional. Os tomates são ricos em glutamato e por isso causa um sabor diferenciado nas receitas.

De acordo com informações divulgadas pela Aji-no-Moto, marca registrada que usa o sal glutamato, essa substância está presente em carnes, aves, frutos do mar e também em alguns vegetais.

2. O lado bom da substância

O seu principal benefício é realçar o sabor, deixar o sabor dos alimentos mais ricos. Aquele amendoim japonês, macarrão instantâneo, salgadinhos, entre outros, contam com um sabor acentuado. Realmente é difícil imaginar determinados produtos sem esse aditivo. Em quantia moderada também pode auxiliar em algumas funções neurológicas.

3. Uma substância questionável por muitos


De acordo com algumas informações e estudos, o consumo excessivo pode causar problemas sérios, principalmente neurológicos pois o glutamato tem relação com transmissões nervosas dos neurônios.

De acordo com o site A Nova Ordem Mundial, a presença dessa substância nos alimentos pode causar diversos distúrbios no organismo humano, como Mal de Alzheimer. Também pode se tornar uma verdadeira toxina para os ruins e outros órgãos. Também criticam a indústria, pois usam de forma discriminada para melhorar o sabor e assim vender mais produtos industrializados.

Uma coisa é certa. De vez em quando, comer uma alimento industrializado com a presença do glutamato monossódico não deve fazer tão mal, mas o problema é que se você tiver o costume de consumir esse tipo de alimento com muita frequência, certamente que problemas sérios de saúde podem aparecer.

Assine nossa news
Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook.
Imprimir Receitas Culinárias

Comentários