Saiba o que é Cranberry, a fruta



Foto da fruta da América do Norte. Saiba o que é e como a famosa frutinha chamada Cranberry pode ser ótima para sua saúde.
Foto: Minha Vida
Desde o final de 2012 os brasileiros passaram a conhecer melhor uma fruta nada típica do Brasil e raramente é encontrada em nossas cidades. A mídia nacional está produzindo com muita frequência reportagens relacionadas a fruta Cranberry. Segundo estudos científicos, essa fruta possui ótimas propriedades e já pode ser considerada uma das melhores frutas no aspecto saúde.


Sua origem é da América do Norte, abrangendo o norte dos Estados Unidos e sul do Canadá. É uma planta que adora climas mais frios, por isso o cultivo no Brasil é muto difícil de ser realizado. De acordo com dados históricos, essa fruta era usada por índios em rituais de cura e como medicamentos que segundo eles eram poderosos para uma boa saúde das aldeias.

O que é e quais são os benefícios da Cranberry

A planta também é conhecida como Oxicoco ou Arando-Vermelho. São pequenas frutas vermelhas que de longe se parecem com guaraná e de perto se parecem com cerejas. Folhas bem verdes e pequenas. Possui alta concentração de ácido e aqui no Brasil o seu consumo se restringe mais para sucos, diferente da América do Norte, que também é usada em restaurantes em diversos tipos de pratos.

O que mais chama a atenção dos cientistas é a presença da substância chamada de proantocianidina, que é muito melhor do que muitas vitaminas de nossa natureza. Ela é perfeita para o organismo humano por que consegue neutralizar ações de diversos tipos de bactérias, por isso consegue até mesmo prevenir de forma muito eficaz as infecções. Entendeu por que os índios valorizam tanto essa "pequena frutinha"?

A principal infecção eficaz pela Cranberry é de urina, ou seja, da bexiga ou canal da bexiga. Mas devemos ter cuidado com o uso excessivo dessa fruta, pois como contém muito ácido e alta quantidade de antioxidantes, se houver abuso, o efeito em nosso organismo pode ser desastroso.

Algumas pessoas utilizam para cicatrização da pele e para baixar a febre, mas nesses casos não há uma comprovação científica eficaz. E como não comentar sobre a possível prevenção contra o câncer. Ainda há muitos estudos sendo aplicados, mas tudo leva a crer que realmente a Cranberry é um ótimo "remédio" para prevenir centenas de tipos de câncer. Mas preste atenção: prevenção, não a cura. Não há registros que comprovam que fruta seja capaz de matar tumores.

Consumo moderado da fruta


A fruta deve ser consumida com moderação. Muita gente acha que quanto mais consumir mais benefício terá e esse é um terrível engano. Sabe aquele ditado que diz "O peixe também morre pela boca". Qualquer coisa que consumir em excesso fará mal, e no caso da Cranberry não seria diferente.

De acordo com a conclusão de uma pesquisa publicada em 2011, a quantidade diária ideal é de 480 ml de suco da fruta. Mais do que isso as substâncias presentes não são absorvidas pelo organismo e em alguns casos pode causar problemas.

Onde posso comprar Cranberry?


Foto de uma garrafa de suco de Oxicoco
Cada vez mais os supermercados estão oferecendo sucos, mas a maioria são industrializados, de caixinha, e contém conservadores ou elementos químicos diversos. O correto mesmo é procurar em lojas de produtos naturais. Esses sucos podem ser encontrados pela internet, mas a fruta fresca para comprar só se for em lojas especializadas ou feiras de rua.

Além de aprender o que é Cranberry, aproveite para ler também os benefícios da banana para a nossa saúde. Essa fruta super brasileira e bem consumida é uma arma para nos defenderemos de muitas doenças. Leia agora mesmo.


Assine nossa news

Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook.
Imprimir Receitas Culinárias

Comentários