Como fazer pão francês? Receita completa

Imagem de pão ainda no forno. Saiba como fazer pão tipicamente francês facilmente.
O pão francês sempre fez parte do café da manhã em qualquer família. Sua casa crocante - quem sabe faz pão francês fica com a casca crocante - e sua massa quando quente para derreter a margarina ou manteiga é uma delícia. Mas muitas pessoas não sabem como fazer pão francês corretamente. Muitos até tentam, mas não fica legal.

A Letícia Fonseca compartilhou uma receita muito legal, para o portal Tudo Gostoso, que ensina como fazer esse pão tão popular no Brasil. Mas vale ressaltar que as padarias possuem fornos apropriados e pode ser que não fique igualzinho, mas se aproxima na textura e sabor.


Ingredientes para o pão francês

  • Meio quilo de farinha de trigo
  • 20 gramas de açúcar
  • 15 gramas de sal
  • 1 colher (sopa) se margarina
  • 15 gramas de fermento para pão
  • 1 copo americano de água

Modo de preparo


Não é complicado fazer o pão. Primeiramente dilua o fermento em um copo de água morna com o açúcar e em seguida misture os outros ingredientes. Para formar a massa, amasse e levante sempre para empurrar a massa para frente,bem ao estilo de vovó fazer massa de pão caseiro, usando a palma da mão e dobrando-a sobre si mesma.

Acompanhe a textura da massa. Você deve adicionar mais água e mais farinha somente se sentir a necessidade, caso a massa esteja muito seca ou grudando nas mãos, e isso não pode acontecer. A textura da massa deve ficar com aspecto leve e esponjoso.

A massa deverá ficar em descanso por aproximadamente duas horas. A seguir, amasse novamente e prepare o pão, dando-lhe o formato desejado. Coloque o conteúdo com o tabuleiro untado - ou forma. Se estiver pegajosa, espalhe mais farinha por cima

Agora a massa deve descansar por mais uma hora. Aqueça o forno e pincele o pão com água antes de colocá-lo no forno.

O pão francês deve assar por aproximadamente 40 minutos, mas acompanhe para não queimar.

Até que não é difícil. Viu como fazer pão francês não é tão complicado como parece? Aproveite para fazer ainda hoje. Experimente.


Forno industrial é melhor para assar pão francês?

A resposta é sim. O forno precisa ser bom para que o resultado fique satisfatório. Isso explica por que tanta gente mesmo seguindo essa e outros tipos de receitas desse pão o resultado não foi satisfatório.

O forno industrial tem melhor distribuição do calor, mais espaço para o calor, entre outros recursos importantes de controle que fazem com que o pãozinho francês se torne melhor. De fato, os fornos nas padarias fazem uma enorme diferença no processo.

O mesmo ocorre aos baguetes, que tem essencialmente a mesma massa, pelo menos os baguetes originais.

A história do pão francês

Estima-se que os primeiros pães (de modo geral) foram feitos há mais de 12 mil anos. Na bíblia tem referências de pães, produto muito consumido naquela época, mais do que nos dias de hoje. Segundo dados divulgados pela Info Escola, o primeiro pão assado surgiu em 7000 a.C logo após o descobrir o fermento.

Aqui no Brasil os pães ficaram populares somente no século 19, e eles eram bem escuros, enquanto que na Europa faziam pães bem claros. Mas engana-se quem pensa que o pão francês atual vendido no Brasil é igual ao da França. Nada disso. A receita original foi modificada no século 20 pelos brasileiros adaptando aos paladares de nossa região, enquanto que a receita original continua sendo feita lá na França.

Gostou de saber como fazer um delicioso pão francês? Gostou da pequena história? Aproveite para compartilhar com seus amigos. Conheça também nossa receita de pão de forma recheado.

Assine nossa news


Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

é o autor do blog de Receitas. Jornalista especializado em marketing de busca.

Comentários

  1. me informe a medida exata da água

    ResponderExcluir
  2. favor me informar a medida exata da água ,para fazer o pão francês.

    ResponderExcluir
  3. Esse medida estava escrita no modo de preparo e realmente ficou faltando na descrição de ingredientes. Mas agora a informação sobre a água na receita de como fazer o famoso pão frances está inserido com sucesso.

    Dúvidas, entre em contato novamente.

    ResponderExcluir
  4. como medir 20;15gramas

    ResponderExcluir
  5. NOSSA DEMORA MUITO PRA DESCANSAR A MASSA......KK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimentou deixar por menos tempo? Quando fiz, não deu muito certo encurtar o tempo de descanso da massa.

      Excluir
  6. Vi uma receita que o tempo de descanso da massa era de 4 a 6 horas, e depois de estar em formato de pão, descansava mais 30 minutos..

    ResponderExcluir
  7. Com essas medidas da pra fazer quantas unidades, em média ?

    ResponderExcluir
  8. Fiz o pão e ficou com gosto de fermento, gostaria de saber o porque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é porque tem fermento. :D. Talvez você tenha deixado descansar demais e a massa azedou.

      Excluir
  9. Bom dia. Marinheiro novo precisa perguntar... pode ser fermento em pó, ou tem que ser o fresco? Obrigado

    ResponderExcluir
  10. quantos pães franceses são feitos com a quantidade que está na receita?

    ResponderExcluir
  11. Este link deixa claro a proporção de cada quantidade
    http://www.aquinacozinha.com/tabela-de-pesos-e-medidas/
    AÇÚCAR-> 1 colher de sopa = 10gr
    SAL-> 1 colher de café = 5gr
    COPO AMERICANO-> 200ml

    Vou fazer esta receita e comento amanhã como ficou.

    Só uma observação: na receita da Leticia no site Tudo Gostoso, ela menciona 10gr de fermento e naõ 15gr de fermento como está descrito aqui.

    ResponderExcluir
  12. Quantas horas devemos deixar no forno asando??

    ResponderExcluir
  13. Eu fiz a receita desse pão e ficou maravilhosa. Eu gostei bastante. Infelizmente não fica tão perfeito como o pão francês de uma padaria por causa do forno que é doméstico. Se eu tivesse um forno industrial, sem dúvidas, eu acho que ficaria igualzinho, senão melhor. Eu agradeço muito por ter compartilhado essa receita por que há muito tempo procuro uma ideal assim mas nunca consegui encontrar. Dessa vez acho que foi a melhor opção que achei, melhor até do que algumas opções de livros de receitas culinárias. Genial mesmo.

    Eu procurei no blog e não consegui encontrar receitas de pão caseiro. Por um acaso tem publicado? Se não tiver, fica a sugestão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente nossos conteúdos destinados exclusivamente para você. Opine, faça uma crítica e também dê sugestões.