Como fazer receita de Cupcake

Imagem de cupcake - como fazer cupcake gostoso Uma receita de verdade.
Os cupcakes invadiram a cozinha, receitas culinárias, paladares mais aguçados. Em poucos anos virou moda no Brasil. Podem ser encontrados nos mercados, padarias e até restaurantes de luxo oferecem essa delícia. De fato, é uma delícia e nosso blog vai ensinar como fazer cupcake gostoso e bonito. Esse é um cupcake tradicional, um dos modelos mais fabricados atualmente.


Receita de Cupcake. Saiba como fazer

Abaixo você confere os ingredientes necessários para fazer a massa tradicional

  • 220ml de leite
  • 1 colher de spoa de baunilha
  • 4 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 220 gramas de margarina sem sal. Atenção: precisa estar em temperatura ambiente
  • 350 gramas de farinha de trigo peneirada
  • 350 gramas de açúcar refinado
  • Uma pitadinha de sal


Modo de preparo

Coloque açúcar refinado e a manteiga em temperatura ambiente na tigela da batedeira e bata até ficar no ponto esbranquiçado. Em seguida coloque os ovos com a batedeira ainda ligada e continue batendo mais um pouco.

Em uma outra tigela coloque a baunilha no leite e reserve.

Agora você pega outra tigela (suja muitas tigelas mesmos) insira a farinha de trigo sem fermento mais o fermento em pó e o sal, bastando misturar bem.

Adicione a massa do cupcake, um pouco da farinha e um pouco do leite e misture levemente. Adicione o restante da farinha e do leite. Mexa levemente e a massa estará pronta. 

O momento ideal para preencher as forminhas é quando a massa estiver em ponto homogêneo. Coloque as forminhas de papel posicionadas sobre as de alumínio e preencha até a metade com a massa.
Por último, coloque em forno pré-aquecido por cerca de vinte e cinco minutos. Mas tome cuidado por que dependendo do forno, esse tempo pode ser em excesso.

Essa receita de cupcake ensina apenas a massa. Podem ser utilizados diversos tipos de recheios. Para colocar o recheio, você só precisa furar a massa depois de assada. Lembrando que para fazer cupcake é preciso recheio (conteúdo que vai dentro da massa) e a cobertura (vai em cima da massa, o que serva para decorar).

Os recheios mais utilizados em receita de cupcake são de doce de leite, geleias e brigadeiros.

Cobertura tradicional

Para essa massa indicada pode ser utilizado diversos tipos de coberturas. Vamos ensinar apenas um.


  • 1 colher de baunilha
  • 300 gramas de açúcar impalpável
  • 100 gramas de manteiga (sem sal)
  • 50 ml de leite
  • Gotas de anelina na cor desejada

Coloque 100 gramas de manteiga, 150 gramas do açúcar impalpável, o leite e a colher de baunilha na tigela de uma batedeira. bata até ficar em ponto creme. Ainda com a batedeira ligada, coloque o restante do açúcar impalpável, mas adicione aos poucos. O resultado deve ser um creme glacê.

O creme fica branco, mas tem gente que adora dar cor no  recheio. Você pode colocar ao bater a massa duas gotas de anilina da cor desejada ou preferencialmente as essências ou corantes - tem artificiais e naturais no mercado.

Vídeo sobre como fazer cupcake

Nesse vídeo uma chef de cozinha da Senac ensina como fazer receita de uma delícia de cupcake:


Procurando por formas para cupcake? A Papelaria Online Papel de Papel possui diversos modelos disponíveis. Conheça acessórios e formas para cupcake. Podem ser úteis para o preparo desses pequenos bolos.

História do Cupcake

Esse bolinho pequeno teve origem na Inglaterra. Eles são chamados por lá também como Fairy Cakes, que significa bolo das fadas. Mas o termo Cupcake foi pela primeira vez mencionado em um antigo livro de receitas datado em 1828.

Inicialmente, um grupo de pessoas começou a assar bolos em canecas e o resultado foram pequeninas massas deliciosas que complementavam com doces, claro que, nada tão sofisticado como nos dias de hoje.

Mas foi em 1900 que ganharam o mundo pelo fácil cozimento e praticidade de preparo, além de ser agradável para a família e amigos. No início, eram voltados apenas para as crianças com sabores simples, mas hoje, é possível fazer verdadeiras obras de arte da culinária, isto é, a receita de cupcake ficou com mais glamour. Alguns dos dados citados foram lidos no site Espaço Gourmet.

Assine nossa news


Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook.
Imprimir Receitas Culinárias

Comentários

  1. Nossa, muito completo. Era tudo o que estava procurando sabia? Tem até uma pequena história da origem do bolo. Agora sei como fazer um bom cupcake, mesmo que essa receita seja simples. Não conhecia esse blog ainda. Há quanto tempo está no ar ??????

    ResponderExcluir
  2. Eu achei um pouco difícil de fazer, mas parece ser gostoso. Estava mesmo procurando por uma receita boa de cupcake, e agora parece que achei um bom. Vou fazer nesse final semana. Se ficar ruim mando uma mensagem aqui, OK? Desse blog fiz a receita de brigadeiro Gourmet, gente do céu, ficou bom demaaaiiiisss, eu aprovei.

    Alguém aí já fez esse cupcake??

    ResponderExcluir
  3. Ah não... essa sobremesa sempre foi uma tentação para mim, ahuahuaa e ainda vendo a história do doce então, ahauhuaa, vou fazer esse cupcake no final de semana também. Tenho certeza que ficará ótimo e meus familiares vão se apaixonar. Vocês têm Facebook?? Compartilha lá essas delícias também. Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Que delícia de sugestão. Adoro cupcakes...

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Maria Aparecida Bunaru6 de novembro de 2013 às 09:14

    Humm, mas que delícia, fala sério. Agora sei como fazer cupcake facilmente. Estava atrás disso saiba??? parabéns pelo blog. Vi que tem um receita de peixe também fora de sério.

    ResponderExcluir
  6. Gente, fazer cupcake é bem fácil, só dá um pouco de trabalho na hora de montar, tipo, fazer o recheio, colocar o recheio e a cobertura. Eu comecei a trabalhar há um ano e realmente os pedidos só crescem. Sou da cidade de Curitiba. Geralmente forneço para as padarias locais, mas o meu sonho é fazer um site para vender acessórios. Sabem como aprendi a fazer? Pesquisando receita na internet. Acho que achei em um blog qualquer. Gostei dessa dica de receita para fazer cupcake.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente nossos conteúdos destinados exclusivamente para você. Opine, faça uma crítica e também dê sugestões.